Convidado
GUSTAVO FONTENELE
COORDENADOR-GERAL DE DESCARBONIZAÇAO (MDIC) BRASILIA / DFAnalista de Comércio Exterior (MDIC) desde 2001. Graduou-se e é mestre em Administração de Empresas. Atualmente, ocupa a função de Coordenador-Geral de Descarbonização e o encargo de Diretor Substituto do Departamento de Descarbonização, Finanças Verdes da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços.
Antes disso, integrou a assessoria técnica do Gabinete do Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia (SECINT/ME) para temas de sustentabilidade, meio ambiente e mudanças do clima.
Ocupou as seguintes funções de destaque: (i) Coordenador de Economia Verde na Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC/ME); (ii) Coordenador de Sustentabilidade e Competitividade, na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura da SEPEC/ME; (iii) Coordenador-Geral de Energia e Desenvolvimento Sustentável; (iv) Chefe de Gabinete do Ministro Armando Monteiro, Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); (v) Secretário- Executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (SE/CZPE/MDIC); (vi) Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE/CAMEX) e assessor da SE/CAMEX.
Ao longo da sua carreira contribuiu com temas como: criação do Reporto; aduana; tributação; logística; lista de exceções à TEC; mercado regulado de carbono, resíduos sólidos, recursos hídricos; financiamento climático; energias renováveis (solar, eólica, biogás e hidrogênio); eficientização energética; dessalinização; rotulagem ambiental; economia circular; licenciamento ambiental; economia verde; e desenvolvimento sustentável da Amazônia, tendo coordenado por breve período a Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Na SE/CZPE auxiliou junto com sua equipe e demais atores a implantação da 1ª ZPE no Brasil após 25 anos da criação desse regime: a ZPE do Pecém (CE) na qual está instalada a Companhia Siderúrgica do Pecém, recém adquirida pela Arcelor Mittal. No setor privado foi consultor da Accenture do Brasil.