Mensagem do Presidente
O cimento Portland é o principal material de construção presente no desenvolvimento socioeconômico de uma nação. E no caso do Brasil, onde há hegemonia do emprego de concreto nas edificações e infraestrutura, seu uso se torna ainda mais marcante.
Daí decorre que a indústria brasileira do cimento, cuja primeira produção oficial data de 1924 - quase um século atrás -, se tornou, em curto espaço de tempo, autossuficiente no abastecimento de todo o mercado nacional, com uma extensa variedade de produtos da mais alta qualidade e produzidos dentro dos critérios ambientais mais rigorosos.
Assim passou a figurar entre as 10 maiores produtoras mundiais de cimento, além de posicionar-se como uma das mais ecoeficientes globalmente, reconhecida pelo GCCA (sigla em inglês), a associação mundial de cimento e de concreto.
Toda essa importância e magnitude evolutiva é fruto de um parque cimenteiro atualizado e que não para de se modernizar com o intuito de contribuir com o crescimento ininterrupto do país, auxiliando desde a elaboração de políticas públicas até a busca incessante por novos produtos, qualificados e diferenciados, que estimulem a inovação, produtividade e sustentabilidade da cadeia produtiva da construção.
Uma postura que assim se consolidou, pelo fato de o setor ter reconhecido, desde seu início, que o estudo, a pesquisa, o uso de equipamentos modernos e a vigorosa informação e capacitação técnicas - seja no âmbito da produção como da aplicação do cimento -, contribuem, de modo inequívoco, para que o Brasil e seus líderes, públicos e empresariais, contem com uma cadeia produtiva de excelência na construção.
Como parte de um elenco de atividades que contribuem para aprofundamento do conhecimento técnico encontra-se o Congresso Brasileiro de Cimento (CBCi).
E é exatamente por esse motivo que a 8ª edição ocorre em novembro deste ano de 2023.
O último se deu em 2016, com previsão de nova edição 4 anos mais tarde. Mas a pandemia impediu sua realização, sendo decidido não o promover virtualmente, e sim aguardar para organizá-lo, como de praxe, de modo presencial.
O 8º CBCi 2023, que acontece de 6 a 8 de novembro no Renaissance Hotel na cidade de São Paulo, assume mais uma vez sua posição de principal e mais importante evento das cadeias de valor do cimento e da construção.
Ao promover o encontro de autoridades, lideranças empresariais, economistas, corpo técnico e especialistas, nacionais e internacionais, para assistirem e debaterem temas que vão desde as reformas e políticas públicas que impactam todo o segmento da construção, até a inovação tecnológica na produção e aplicação do cimento e seus sistemas, passando pelas legislações e aspectos ambientais, o Congresso tratará de destacar os novos e definitivos caminhos da cadeia produtiva da construção.
A indústria brasileira do cimento conta com a sua importante presença e participação de sua empresa no nosso evento.
Até novembro!